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Curso de Formação de Formadores promovido pela Enfam tem início em Manaus

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira (Enfam) iniciou, nesta terça-feira (12), o curso de Formação de Formadores (FoFo), que tem como público-alvo magistrados dos Estados da Região Norte. Estruturada em dois níveis, totalizando 128 horas de formação, a capacitação é constituída, neste primeiro nível, de três módulos que incluirão a fase presencial realizada na capital amazonense, uma etapa a distância (EaD) e outra presencial na Enfam, em Brasília. Juntos, os três módulos totalizam 80 horas de capacitação. O intuito do FoFo é possibilitar aos formadores realizar ações educativas com fundamentos em aspectos teórico-práticos que ampliem as possibilidades de compreensão e condução na prática educativa, a partir de discussão e debates mais aprofundados que permitam a construção de uma percepção coletiva sobre o trabalho docente. A pedagoga da Enfam, Eveline Queiroz, explica que nessa primeira etapa, os alunos são apresentados aos fundamentos iniciais da ação docente, que abrangem desde a formação para a docência no âmbito da magistratura até noções gerais de educação, currículo, formação, construção do conhecimento, modalidades, planejamento, ensino, aprendizagem e avaliação. “A ideia desse curso de formação de formadores é justamente poder proporcionar aos participantes uma reflexão de quais são as intenções da Enfam e de seus objetivos educacionais, os quais as escolas judiciais e de magistratura têm que, obrigatoriamente, considerar na formação dos juízes. Além disso, algumas técnicas, estruturação na organização da aula e nas organizações das ações educativas são repassadas ao para melhorar a atuação dos magistrados na melhor prestação jurisdicional”, explicou Eveline, destacando a importância de trazer para as regiões do país o FoFo. Este primeiro módulo, realizado em Manaus de 12 a 14 de setembro, com 24 horas aula, reúne magistrados e servidores da Esmam, da Escola do Poder Judiciário do Acre (Esjud), da Escola Judicial do Amapá (Ejap), da Escola Superior da Magistratura do Estado do Pará (ESM), da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron), da Escola do Poder Judiciário de Roraima (EJURR), da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) e da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis). Durante o curso, os magistrados e servidores receberam a visita do presidente do Tribunal e Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Flávio Pascarelli, e do diretor da Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam), desembargador Ari Moutinho. “É uma honra para a Esmam poder sediar uma capacitação como essa e saber que os conhecimentos aqui passados serão multiplicados com os novos formadores” frisou o desembargador Ari Moutinho. “Nós queremos formar o maior número de magistrados amazonenses nos padrões exigidos pela Escola Nacional e, assim, qualificar e compor um corpo docente próprio para a nossa Escola, fazendo com o que os nossos cursos e demais eventos educacionais tenham pleno êxito em suas execuções”, salientou o presidente do TJAM, desembargador Flávio Pascarelli. O juiz Luís Cláudio Chaves, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), que está participando do curso de formação, destacou que é demasiadamente importante essa nova ótica de aprendizagem “porque ela, naturalmente, vai implicar na melhoria dos serviços prestados à sociedade. Quando o magistrado participa de um curso como esse, tem a oportunidade de adquirir novas experiências e, também, de trocar essas práticas com outros colegas da região Norte”, destacou o juiz. Programação Nesta quarta-feira (13), segundo dia da programação, a temática será: "As Diretrizes Pedagógicas da Enfam e o processo de ensino orientado para o desenvolvimento de competências - O Planejamento da Aula – organização do trabalho pedagógico". Na quinta-feira, terceiro e ultimo dia do curso, será abordado: "O Planejamento da Aula – organização do trabalho pedagógico" e a "Conclusão - Análise do trabalho docente a partir de princípios pedagógicos". Texto: Elisangela Araújo e Gabriel AbreuFotos: Herick Pereira
13/09/2017 (00:00)
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